Conheça o novo vírus que sequestra celular e informações e cobra resgate

É BOM FICAR LIGADO! Foi descoberto recentemente um novo vírus que sequestra celular e pede resgate. Segundo a empresa ESET, uma das maiores do mundo em segurança cibernética, o novo malware tem como função bloquear os arquivos do dispositivo de suas vítimas, após esse bloqueio, os cybercriminosos exigem um resgate para para recuperá-los, o valor exigido pelos criminosos deve ser pago em até 24 horas.

Segundo Lukas Stefank da ESET, o Malware entra no sistema operacional fingindo uma atualização do adobe flash, essa atualização é falsa, após a instalação, a falsa atualização pedirá acesso ao “Serviços do Google Play”, que tem como objetivo obter o acesso e permissões de administrador no seu celular.

Tendo a permissão de administrador, o vírus é instalado no seu celular e iniciado toda vez que o aparelho é ligado, já iniciado não deixa você inserir as informações de acesso e criptografa senhas, documentos, fotos, e-mails e outros.

Como o resgate do celular é pedido ?

Atualmente para resgatar as informações contidas no celular, é exigido pelo criminosos aproximadamente $ 74,38 em bitcoins (dinheiro virtual) e não é simples assim, o usuário terá que pagar essa quantia, dentro de 24h para que possa ter de volta acesso ao seu aparelho e aos dados contidos nele.

Meu celular está infectado, o que faço agora?

Segundo especialistas em segurança cibernética recomendam que as vítimas usem a ferramenta de depuração do Android, para redefinir o PIN do dispositivo sem ter que formatá-lo,  como não abrir links ou SMS de origem duvidosa.

Como se proteger de vírus que sequestra vírus que sequestra celular e outras ameaças?

A prevenção é importante para evitar que seu celular esteja infectado com a ameça citada anteriormente e com qualquer outra, ter uma navegação segura, prudente e com um antivírus de preferencia, é importante que você esteja sempre atento para comportamentos estranhos que o seu celular venha a ter, podem ser fortes indícios de contaminação por malware, veja neste artigo Como remover vírus de celular Android e tenha mais segurança no uso do seu celular.

Fonte Unotv.com

 

 

Conheça o novo vírus que sequestra celular e informações e cobra resgate
Avalie esse artigo