Foi descoberto recentemente um vírus chamado Loapi que vem atacando o Brasil e outros países do mundo. Na América Latina já existem indícios de sua existência no México, Chile, Panamá e Peru mas esse malware também já se espalhou pelos Estados Unidos e alguns países da Europa.

O Loapi foi descoberto pela empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab, o malware avança por meio de anúncios falsos de antivírus ou aplicativos para adultos. Esse malware é bem ofensivo e possui uma arquitetura complexa, uma vez instalado, o software solicita permissões de administrador para assumir o controle do dispositivo e, assim, instala módulos que afetam diferentes funções do celular.

Esse vírus permite a recepção de publicidade invasiva, ou seja, aquelas propagandas bem chatas que aparecem do nada no seu smartphone. Uma outra atividade bem chata é que ele passa a controlar mensagens de texto do seu aparelho, inclusive assinando serviços de pagamento via SMS sem deixar rastros, imagina que isso vai fazer você gastar créditos da sua conta. Utiliza também recursos do seu telefone, como bateria e conexão com a internet para criar criptomoedas. É aí que mora o perigo onde pode afetar o seu equipamento e estragando a sua bateria. Durante testes efetuados pela Kaspersky Lab foi descoberto que o Loapi gera uma carga de trabalho tão grande que o sistema aquece podendo deformar a bateria do aparelho. Seu poder é tão destrutivo que pode deixar seu aparelho inoperante já que captura todas as funções do telefone.

Foto: Getty Images / BBCBrasil.com

Esse vírus é tão superpoderoso que ao você baixar um aplicativo destinado a se livrar de malware, o vírus infiltrado lhe enviará mensagens falsas garantindo que o aplicativo antivírus é malicioso, pedindo que você o exclua. Se você se recursar a fazê-lo, o número de avisos é multiplicado até que você termine deletando-o.

Segundo especialistas em segurança da Kaspersky Lab esse vírus é muito versátil, o Loapi incorporou quase todas as características possíveis para poder ganhar dinheiro de maneira ilegal, embora ele não possa acessar dados de cartões de crédito.

Como se proteger dessa praga virtual?

Como dito anteriormente esse vírus é bem ofensivo e tem a capacidade de se proteger em uma tentativa de recuperação da administração do sistema, logo que ele entende que você está tentando recuperar o sistema o malware bloqueará a tela do dispositivo e fechará a janela.

Recomendamos que você tenha instalado em seu dispositivo um antivírus reconhecido no mercado que ofereça garantias, não adianta ter qualquer antivírus instalado, precisa ser um que remova pragas complexas como essa. Certifique-se que você mantem o seu sistema operacional o mais atualizado possível evitando assim possíveis vulnerabilidades do sistema.

Recomendamos algumas ferramentas que você pode instalar em seu dispositivo para manter o máximo de segurança possível. As ferramentas pagas costumam ser mais confiáveis pois oferecem mais garantias.

Melhores práticas de prevenção para evitar pegar vírus

A maioria dos vírus são instalados no dispositivo da mesma forma, através de uma abertura dada pelo usuário. Em muitos dos casos o dispositivo infectado não possuía um antivírus instalado e não possuía o sistema operacional atualizado. Acessar links desconhecidos é praticamente a maior porta de entrada juntamente com downloads duvidosos. Evite acessar sites desconhecidos ou duvide de links recebidos de pessoas conhecidas.

Fonte de Referência: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/como-evitar-o-loapi-virus-destruidor-que-vem-atacando-celulares-no-brasil-e-outros-paises,0da43c151270580b465c1a31c9da20153ad66321.html

Vírus Loapi destrói a bateria do seu Android. Veja como se proteger.
Avalie esse artigo