Como remover vírus do celular Android

Está precisando aprender como remover vírus do celular Android? Não quer restaurar seu Android para o modo de fábrica? Está procurando por um antivírus para Android? Tem dúvida de como baixar antivírus para celular? Se sua resposta foi positiva para as perguntas anteriores, tenho o prazer de te informar que está no lugar certo. Mas antes de te mostrar como remover vírus no Android, vamos entender melhor algumas informações sobre o assunto.

Porque tantos vírus no Android?

Com o avanço dos smartphones no mercado e principalmente do Android, a contaminação de dispositivos por vírus não ficou restrita apenas aos computadores pessoais. Aparelhos que rodam Android possuem sérios problemas com vírus em relação as outras plataformas devido à grande quantidade de aparelhos em uso, muito maior que seus concorrentes, sendo assim, os desenvolvedores de vírus e malwares “Amam” o sistema operacional, pois conseguem atingir muito mais pessoas, danificando seus sistemas e principalmente roubando informações de navegação, pessoais e até dados bancários. Existe uma grande variedade de aparelhos com Android de diferentes fabricantes como Samsung Galaxy, Motorola Moto G, Asus Zenfone, Sony Xperia, entre outros que usam o Android, sendo que cada fabricante faz as personalizações no sistema, ficando mais difícil ainda pro usuário ter controle sobre o sistema e sobre a sua proteção. Podemos dizer que o Android é para os smartphones o que o Windows é para os computadores pessoais, a diferença é que o Android possui código fonte aberto.

Portanto se você tem algum aparelho Android, você deve se preocupar principalmente com a forma de uso do sistema, precisa ter alguns cuidados e ter soluções de segurança instaladas, como antivírus e outras soluções.

Como saber se o Android está com Vírus?

Existem alguns sinais que indicam que seu Android está com vírus, mas antes de mais nada é preciso você verificar algumas situações que ajudarão a detectar se o aparelho está com vírus realmente ou se os problemas que estão acontecendo podem ser oriundos de outras causas.

Uma certeza é que seu Smartphone não pegará vírus sozinho, é preciso alguma ação sua, que permita que o vírus seja instalado, porque estou falando isso? Pois nem tudo que está acontecendo no seu Android, pode ser vírus, as pessoas têm a mania de dizer que tudo é “Vírus”, inclusive alguns técnicos agem dessa maneira, pois é mais fácil dizer para o cliente que é o Android dele que está com vírus e consequentemente formatar o aparelho, do que tentar investigar o problema corretamente e ter um pouco mais de trabalho, no Windows estamos bem acostumados a esse tipo de situação.

Por exemplo, problemas de travamento podem ser causados por armazenamento cheio, muitos aplicativos instalados em aparelhos que possuem uma configuração baixa, alguma atualização do Fabricante que possa ter bugado o sistema, entre inúmeras outras causas que podem culminar no travamento do aparelho. Entendeu?

Não se desespere e avalie melhor a situação. Mas como detectar se estou ou não com vírus no Android? Bem, existem situações sim, que são fortes sinais de contaminação por vírus no Android, veremos logo abaixo:

Se seu aparelho está se comportando de forma estranha, abrindo propagandas, travando, fechando aplicativos, abrindo mensagens estranhas na tela, redirecionando sites e além disso, você se encaixa em algumas dessas situações abaixo, é bem provável que esteja com vírus no Android. Vamos lá!

Situação 1: Você baixou um aplicativo de terceiros e não da Playstore?

Situação 2: Você baixou um aplicativo ou algum arquivo recentemente?

Situação 3: Você clicou em algum anuncio e baixou algum app ou arquivo no aparelho.

Situação 4: O Android fica estranho ao executar um aplicativo específico.

Situação 5: Você abriu algum anexo de e-mail estranho no seu Android

Situação 6: Navegou por sites com conteúdo proibido ou perigoso no seu Android

Pronto me encaixei em pelo menos uma dessas situações, o que faço agora? Restauro de Fábrica? Compro um telefone novo? Como eu disse antes, não precisa se desesperar, isso pode acontecer com qualquer um e tem solução, vamos a elas.

Como remover vírus do celular Android? Faça uma varredura com um antivírus!

O primeiro passo sem dúvida para resolver o problema de vírus no seu Android, é fazer uma varredura com um algum antivírus para ver se o mesmo detecta e remove a ameaça, você verá que essas ameaças podem ser bem nítidas como falamos anteriormente mas podem ser também bastante silenciosas, por isso independentemente de você perceber ou não um comportamento estranho no seu Android, é sempre importante realizar escaneamentos periódicos no seu aparelho em busca de vírus e outras ameaças, esse tipo de tarefa cotidiana, ajuda na otimização do desempenho do sistema operacional do Google. Se ao escanear o seu aparelho for identificado que existe algum item malicioso você deve procurar pelo botão para apagar vírus do celular.

Existem bons antivírus para Android tanto pagos quanto gratuitos. É sempre bom pesquisar sobre as especificações de cada antivírus, vendo o que cada um atende e vendo se o mesmo se encaixa na sua situação, até mesmo para não sair baixando um monte de antivírus e não conseguir resolver seu problema.

É legal também ver sempre o ranking dos antivírus, que é feito todo ano, indicando qual é o melhor antivírus para celular, aqueles antivírus que melhor se saem nos testes de detecção e remoção de vírus, essa informação pode te ajudar a tomar a sua decisão de escolher o melhor antivírus para Android. A AV Comparatives é uma empresa independente e especialista em testar softwares antivírus tanto gratuitos e pagos, é uma boa opção para obter detalhes sobre o antivírus que deseja baixar.

Agora gostaríamos de indicar duas opções de antivírus que atendem bem e estão consolidados no mercado, são eles o Avast Mobile Security, um antivírus gratuito bem conhecido dos usuários em geral, devido a sua versão do Windows e possui uma boa taxa de detecção, muito bom em excluir vírus do celular remoção do malwares no Android. O Outro é o Kaspersky Internet Security que é pago, mas que possui um período de teste por 30 dias. Veja na prática como usar os dois Antivírus no Android.

É bem provável que após o escaneamento, o antivírus encontre o vírus e o remova, caso não resolva teremos que tentar outras medidas que irão ajudar na remoção do vírus. Veja agora como baixar antivírus grátis para celular em poucos passos e utilizar essas ferramentas para remover vírus do celular Android.

Como remover vírus no Android com o Avast Mobile Security

O Avast Mobile Security é considerado em alguns testes como um dos melhores antivírus para Android. E o mais importante, é gratuito. Veja nos passos a seguir como baixar e remover vírus no Android.

Passo 1: Baixe e instale o Avast na Google Play Store.

Passo 2: Após o download abra o Avast. Na primeira vez será solicitado que você passe por algumas telas antes de poder escanear realmente.

Passo 3: Após passar pela tela de carregamento inicial, diga que você quer usar o Avast com anúncios, pois caso contrário, você precisará comprar a versão premium.

Passo 4: Após essa tela, você abrirá a tela inicial do Avast e verá o botão “Escanear”, toque nele e espere a varredura.

Passo 5: Caso ele encontre algum problema, o mesmo será indicado para você e a Solução. Basta clicar no botão solucionar e executar o procedimento indicado pelo antivírus.

Veja que no meu caso foi recomendado, desabilitar a opção “Fontes desconhecidas”. Após executar a alteração sugerida, recebo a mensagem que meu Android está livre de ameaças.

Perceba que nesse exemplo, meu telefone não tinha um vírus, mas sim uma ameaça a segurança, devido a uma configuração errada feita por mim. Tranquilo?

Como remover vírus do Android com o Kaspersky Internet Security

O Kaspersky Internet Security é considerado o melhor antivírus pago de acordo com testes feitos por empresas especializadas, possui não só recurso de detecção e remoção mas ferramentas avançadas que impedem que os malwares infectem o seu aparelho, focando principalmente na prevenção. Veja nos passos a seguir como baixar o Kaspersky Internet Security para remover vírus no celular Android.

Passo 1: O processo aqui é o mesmo do Avast, você acessará a Play Store e baixará o Kaspersky Internet Security. Em seguida abra o antivírus para Android.

Passo 2: Ao Abrir o antivírus, aceite os termos de licença, informe que deseja usar a versão Gratuita, caso não tenha comprado uma licença e em seguida, peça para “Executar uma Verificação”.

Passo 3: Agora é só esperar a varredura do antivírus e caso o mesmo encontre alguma, você receberá as opções de solução.

Fácil não? Fez a varredura e não funcionou? Não removeu apps e arquivos infectados? Vamos a outra alternativa.

Use o modo de segurança do Android para deletar apps

O Android possui um modo de segurança assim como o Windows e pode ser bastante útil e eficaz na remoção de vírus no Android.

O modo de segurança desabilita qualquer atividade que esteja rodando em segundo plano, sendo assim, a eficácia do antivírus é maior.

Como entrar no modo de segurança no Android?

Passo 1: Pressione e segure o botão Liga/Desliga do celular até que apareça a opção “Desligar”.

Passo 2: Ao aparecer a opção “Desligar”, toque nela e mantenha pressionado até que a apareça a mensagem solicitando a reinicialização do Android em modo de segurança.

Passo 3: Espere o reboot do aparelho e em seguida você verá uma marca d’água com o modo de segurança.

Passo 4: Após reiniciar, vá em “Configurações” e em seguida na opção “Aplicativos”, toque na opção “Baixados”. Tente localizar o app malicioso, busque sempre por aqueles que são estranhos a você, apps que você não se lembra de ter instalado.

Passo 5: Caso encontre o app, toque no mesmo e toque em “Desinstalar” para removê-lo do Android.

Caso não consiga remover o app, pode ser que ele tenha restrição de acesso, veja como resolver.

Passo 6: Acesse configurações novamente, na opção “Segurança”, toque em “Administradores de Dispositivo”.

Passo 7: Selecione o app, que não consegue remover.

Passo 8: Toque em “Desativar” quando requisitado. Agora volte e tente desinstalar o app.

Como existem personalizações da Rom do Android de acordo com cada Fabricante, pode acontecer do método descrito anteriormente não funcionar. Caso não funcione, é recomendável acessar o fórum do Fabricante e em seguida apontar a sua situação, para que a comunidade possa auxiliar.

Como garantir que o vírus foi removido do Android?

Ao realizar os procedimentos acima, é recomendável também fazer uma limpeza em seu Android, limpando o Cache, histórico, processos de inicialização, podem ajudar no melhor desempenho do aparelho. Existem alguns apps que fazem todo esse trabalho para você.

Após realizar esses procedimentos é recomendável, fazer um Backup do seu aparelho, fotos, documentos, aquilo que você não pode perder, caso seja necessário restaurar de Fábrica o Android.

Nada funcionou? Restaurar para o modo de fábrica é a solução!!!

Caso nenhuma das alternativas acima funcione, a melhor opção será a restauração do Android para as configurações de Fábrica, fique atento apenas para o backup, que citamos anteriormente, pois ao realizar a restauração você perderá tudo. Aprenda aqui como restaurar o Android para o modo de fábrica.

Vimos até agora como remover vírus do Android, agora melhor que remover, é impedir que eles infectem seu Android. Veja essas dicas:

Como não pegar vírus no Android?

Verifique as Permissões do aplicativo

É sempre importante antes de instalar qualquer aplicativo no seu Android verificar a procedência e as permissões que o aplicativo solicita no momento da instalação. Desconfie sempre e analise se são realmente necessárias essas permissões, tendo certeza, pode permitir.

Não faça root no Android

Muitos usuários fazem root no Android, no intuito de ter mais poder de personalização, liberar mais espaço entre outras atividades mais avançadas, que só fazendo root são possíveis. Ao fzer root no Android, você quebra a proteção do sistema e abre portas para entrada de apps maliciosos e malwares no seu aparelho.

Não baixe aplicativos de fontes desconhecidas

Alguns usuários que possuem um pouco mais de conhecimento, costumam baixar apps de terceiro, ou seja, de fontes desconhecidas. Sempre é recomendável baixar aplicativos de fontes confiáveis, que estejam na Play Store, pois na loja do Google existe pelo menos uma filtragem e fora dela não. Caso seja realmente necessário baixar o app fora da Play Store, é importante que você pesquise sobre o app, experiências de outros usuários para que você tenha realmente certeza se deve baixar ou não.

Com essas dicas sem dúvida seu celular ficará protegido e mais seguro para você utilizar.

Como remover vírus do celular Android
5 (100%) 6 votes